terça-feira, 18 de agosto de 2009

É só pegar no freezer!!!


A gente sabe que uma sopinha é ótima no jantar, mas muitas vezes estamos muito ocupadas, ou sem vontade de preparar... Se vc não fizer isso todo dia, uma dica é usar aquelas prontas, de caneca mesmo... o truque é acrescentar uma proteína, um carboidrato (se a sopinha não tiver macarrão ou arroz) e um vegetal.

Aí vc diz, Mas cozinhar frango, carne, legume... ih... mas não era pra ser rápido?

É aí que entram as dicas! Elas são simples e talvez muitos já conheçam, mas são práticas e facilitam no dia a dia...

Lembrem-se que tudo o que for descongelado uma vez não deve ser congelado novamente, por isso porções individuais são importantes.

Brócolis: Lave e cozinhe no vapor (mantém melhor as vitaminas) ou mergulhe em água fervente com sal. Deixe no fogo até ficarem al dente (cozido, mas bem firme). Escorra, passe em água fria e congele em porções individuais.

Carne Magra: Em 1 litro de água com um tablete ou pacote de caldo de carne 0% de gordura, cozinhe 400g de carne magra (patinho, coxão duro, alcatra, músculo sem gordura) até ficar macia. Escorra o caldo e desfie a carne. Separe em 4 porções e congele.

Frango: Cozinhe 400g gramas de peito de frango em água com caldo de galinha 0% de gordura. Espere esfriar e desfie os filés. Separe em 4 porções e congele.

Seleta de Legumes: Cozinhe 500g de legumes em cubos (batata, cenoura, vagem) em água e sal por 5 minutos (conte depois que começar a ferver) ou até ficar al dente. Retire do fogo, escorra e passe na água fria para cessar o cozimento. Espalhe em um travessa grande para secar um pouco e não formar cristais de gelo ao congelar. Depois de seco, levar a travessa ao freezer, congelar em aberto. Após o congelamento, dividir em porções individuais e voltar ao freezer. Congelar em aberto ajuda a não formar "blocos" de legumes congelados... rs

Crouton: Corte 4 fatias de pão integral light em cubos e tempere com 4 colheres de chá de azeite, sal e orégano. Doure no forno. Depois de frio, guarde em um vidro bem fechado.

Como descongelar: Pela manhã, transfira do freezer para geladeira (nunca descongele fora da geladeira). À noite, coloque no micro-ondas para terminar de descongelar. No caso do brócolis e dos legumes, jogue água fervente e deixe por 2 minutos, escorrendo depois.


Algumas dessas dicas foram tiradas da revista Boa Forma. Espero que vcs tenham gostado!

3 comentários:

  1. Oiii Josie!!

    Mto boa as dicas...
    E qto aos abdominais,logo ja da p fazer nao desanima!!

    Bjs...

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  2. Adorei as dicas!
    Eu nunca consegui me contentar com apenas uma sopa no jantar, ja que a noite eh o horario que sinto mais fome, mas estou querendo começar a mudar isso e essas dicas serão muito uteis! =D
    Beijão

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  3. Aqui em casa a gnt fazia isso quando a empreagda teve que entrar de licença! ;) Frezzer é tudo de bom! kkkkkkkk
    Isso aí, colocando dicas pras meninas! \o/ Obaa!
    Beijinhos

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